CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE
Análise Quantitativa de Agentes
Avaliação quantitativa de ruídos no interior e entorno da fábrica para fins de análise de conformidade dos níveis de pressão sonora em relação aos valores estabelecidos pela legislação para conforto ambiental das populações circunvizinhas ao empreendimento.
Estudos de Análise de Risco
Análise dos Riscos existentes associados às atividades do sistema operacional, apresentando como principais etapas a caracterização do sistema em análise; análise histórica de acidentes; identificação dos perigos e dos cenários de acidente; estimativa das frequências; simulação de cenários, análise de vulnerabilidade e estimativa das consequências; e, estimativa e avaliação dos riscos. A partir da avaliação dos riscos, estes foram classificados como aceitáveis ou não, fornecendo subsídios para a criação de um Programa de Gerenciamento de Riscos para o primeiro caso e de medidas de redução de riscos para o segundo.Análise Quantitativa de Riscos (AQR) do sistema produtivo da fábrica.
GEFCO LOGÍSTICA
Análise Quantitativa de Agentes
Avaliação quantitativa de ruídos durante a fase de implantação de plataforma logística nos munícipios de Guaíba e Rio Grande/RS, para fins de análise de conforto ambiental das populações circunvizinhas ao empreendimento e dos impactos ambientais à fauna local.
SULGÁS
Estudos de Análise de Riscos
Estudo de Análise de Risco de Rede de Distribuição de Gás Natural localizada no município de Rio Grande, RS, e a elaboração de um Programa de Gerenciamento de Riscos.
TECON RIO GRANDE
Estudos de Análise de Riscos
Análise Quantitativa de Riscos (AQR) do sistema de operacional e de armazenamento de cargas do Terminal,
e elaboração de um Programa de Gerenciamento de Riscos.
BRASKEM
Auditoria
Monitoramento do desempenho da atividade de dragagem do Canal Santa Clara, munícipio de Triunfo/RS, no que se refere aos requisitos de segurança do trabalho e meio ambiente, através da implementação de um sistema de auditoria automatizado, com disponibilização de dados online, em tempo real, por meio do uso do APP Audit.
MRN MINERAÇÃO
DIAGNÓSTICO DE NR-12 EM 1660 ATIVOS
A Mineração Rio do Norte (MRN) é a maior produtora de bauxita do Brasil e a terceira maior em operação no mundo. Localizada em Porto Trombetas (PA), a MRN tem capacidade de produção anual de aproximadamente 18 milhões de toneladas do minério.
A Arvut fez a Análise de Riscos e o Diagnóstico de NR-12 para as máquinas e equipamentos de toda a Mineração, totalizando 1660 ativos inspecionados, desde as áreas de lavra de minério até as áreas de carregamento dos navios, contemplando mais de 200 tipos de máquinas analisadas.
TECON
ANÁLISE QUANTITATIVA DE RISCOS
O TECON Rio Grande é um Terminal de Contêineres que recebe todas as principais linhas que escalam o Brasil, movimentando 98% da carga conteinerizada que passa pelo Porto do Rio Grande e concentrando uma grande parcela da carga dos países do Cone Sul.
A Arvut fez a Análise Quantitativa de Riscos (AQR) do empreendimento, estudo voltado a quantificar os riscos associados ao armazenamento de substâncias perigosas, inflamáveis e explosivas existente nos contêineres, contribuindo, dessa forma, para a tomada de decisão em relação às ações visando à redução e ao gerenciamento dos mesmos.
CASE ABCCC
Licenciamento ambiental prévio de construção civil e levantamento planialtimétrico
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos, com sede em Esteio, RS, com vistas a ampliação e reforma das suas instalações expositivas no Parque de Exposições Assis Brasil necessitou a elaboração dos estudos ambientais visando a solicitação de Licença Prévia atendendo ao Termo de Referência para Construção Civil Genérica, expedido pela Secretaria de Meio Ambiente de Esteio para uma área de aproximadamente 1,5 hectares.
Além disso, se fez necessário o levantamento planialtimétrico cadastral georreferenciado ao Sistema Geodésico Nacional com identificação da morfologia do terreno e características geométricas, e levantamento altimétrico, com curvas de um metro de equidistância, a serem levantados por Estação Total, gerando planta planialtimétrica com detalhes na escala mínima de 1:2000. Foi implantado um (01) marco georreferenciado.
CASE ALPAX
Acompanhamento da execução de um plano de gestão ambiental em um depósito de veículos
Aferição do cumprimento do Plano de Gestão Ambiental proposto para área da empresa CRD Guinchos São Cristovão, cuja correta execução apresenta consonância com a mitigação e prevenção de possíveis passivos ambientais, diminuindo os riscos associados a operação ao que se diz respeito a contaminação do solo e água subterrânea da área de estudo.
CASE BRASKEM
Licenciamento e supervisão ambiental da dragagem do canal santa clara
"Execução de estudos ambientais necessários para o atendimento dos requisitos para licenciamento ambiental de procedimento de dragagem de manutenção do Canal Santa Clara, a saber: Plano de Dragagem, Plano de Gerenciamento dos Resíduos da Obra, Relatório Fotográfico da Área, Análise de Impactos Ambientais e, Atendimento de informações complementares para o licenciamento.
Acompanhamento e supervisão ambiental dos serviços de dragagem no canal do Terminal Santa Clara nas instalações da Braskem S.A., em Triunfo, RS, contemplando: execução do Programa de Supervisão Ambiental, do Programa de Monitoramento da Pluma de Sedimentos, do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, do Programa de Monitoramento da Qualidade do Sedimento e do Programa de Gerenciamento dos Resíduos da Obra; realização do acompanhamento de dados meteorológicos, inspeções ambientais, elaboração e emissão de relatórios periódicos, realização de reuniões, treinamentos e palestras. "
CASE CASAN
Ficha de caracterização da atividade
Preenchimento do Formulário de Caracterização da Atividade (FCA) e protocolo junto ao IPHAN visando o licenciamento arqueológico do Sistema de Disposição Oceânica do Sul da Ilha em Florianópolis, Santa Catarina.
CASE STA CONSTRUÇÕES
Plano de gerenciamento dos resíduos da construção civil
Execução do Programa de Monitoramento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC) durante a fase de instalação das indústrias Exatron, Novus e TCS no loteamento Parque Canoas Inovação, bairro Guajuviras, Canoas/RS.
CASE NOVUS
Licenciamento ambiental
Elaboração dos estudos ambientais visando a solicitação de renovação da Licença de Instalação e da Licença de Operação junto a Secretaria de Meio Ambiente de Canoas e tramitação do processo, bem como reunião de documentação e tramitação da solicitação de Alvará de Localização para uma indústria de eletroeletrônicos a inserir-se no loteamento Parque Canoas Inovação, bairro Guajuviras, Canoas/RS.
CASE TCS
Licenciamento ambiental
Elaboração dos estudos ambientais visando a solicitação de renovação da Licença de Instalação e da Licença de Operação junto a Secretaria de Meio Ambiente de Canoas e tramitação do processo, bem como reunião de documentação e tramitação da solicitação de Alvará de Localização para uma indústria de eletroeletrônicos a inserir-se no loteamento Parque Canoas Inovação, bairro Guajuviras, Canoas/RS.
CASE EXATRON
Licenciamento ambiental
Elaboração dos estudos ambientais visando a solicitação de renovação da Licença de Instalação e da Licença de Operação junto a Secretaria de Meio Ambiente de Canoas e tramitação do processo, bem como reunião de documentação e tramitação da solicitação de Alvará de Localização para uma indústria de elétro-eletrônicos a inserir-se no loteamento Parque Canoas Inovação, bairro Guajuviras, Canoas/RS.
CASE DIGISTAR
Licenciamento ambiental
Elaboração dos estudos ambientais visando a solicitação de renovação da Licença de Instalação junto a Secretaria de Meio Ambiente de Canoas e tramitação do processo de uma indústria de eletroeletrônicos a inserir-se no loteamento Parque Canoas Inovação, bairro Guajuviras, Canoas/RS.
CASE CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE
Monitoramentos ambientais
Execução de Monitoramento Trimestral da Fauna Voadora, abrangendo as quatro estações do ano, contemplando a avifauna e a quiropterofauna em Linha de Transmissão de abastece a Fábrica de Celulose da CMPC Celulose Riograndense, em Guaíba, RS.
Execução de Monitoramento Mensal dos ruídos no entorno da fábrica da CMPC Celulose Riograndense, no município de Guaíba, RS.
CASE CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE
Execução de laudos e inventários
Elaboração de Laudos Quali-Quantitativo de Cobertura Vegetal em Parque Ecológico no interior da fábrica da CMPC Celulose Riograndense, município de Guaíba, RS, visando o licenciamento ambiental de um sistema de drenagem pluvial. Utilizou-se a metodologia de parcelas, efetuando-se o caminhamento para marcação de espécimes imunes ao corte, bem como identificação de epífitas e espécies raras ou endêmicas.
Elaboração de Inventário Florestal em Parque Ecológico no interior da fábrica da CMPC Celulose Riograndense, município de Guaíba, RS, visando o licenciamento ambiental de um sistema de drenagem pluvial. O documento contemplou os cálculos de volumetria, bem como plano de manejo do material a ser suprimido.
Elaboração de Laudos Descritivo da Fauna Local em Parque Ecológico no interior da fábrica da CMPC Celulose Riograndense, município de Guaíba, RS, visando o licenciamento ambiental de um sistema de drenagem pluvial. Utilizou-se a metodologia de busca ativa direcionada aos grupos de mastofauna, avifauna e herpetofauna.
CASE CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE
Supervisão e acompanhamentos ambientais
Supervissão Ambiental da obra de implantação de um sistema de drenagem pluvial no interior da fábrica da CMPC Celulose Riograndense, Guaíba, RS, envolvendo: a execução do Programa de Controle Ambiental, do Programa de Afugentamento e Resgate da Fauna, do Programa de Transplante Vegetal, bem como inspeções diárias via AppAudit, e semanais com auxílio de drone.
Acompanhamento das atividades de supressão vegetal em área do Parque Ecológico, no interior da Fábrica da CMPC Celulose Riograndense, município de Guaíba, RS, compreendendo a realização de cubagem e elaboração de relatórios.
CASE CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE
Elaboração de eia/rima, pba e realização de audiência pública
Elaboração do Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Meio Ambiente visando o licenciamento da dragagem de manutenção da Hidrovia da CMPC Celulose Riograndense, abragendo a caracterização do empreendimento, estudo de alternativas locacionais, modelagens hidrodinâmicas, definição de áreas de influência, diagnóstico ambiental dos meios físico, biótico e socioeconômico, identificação e avaliação de impactos ambientais, proposição de medidas e programas ambientais, além da descrição do prognóstico.
Elaboração do Plano Básico Ambiental visando o licenciamento da dragagem de manutenção da Hidrovia da CMPC Celulose Riograndense.
Organização e realização de fóruns com grupos de interesse e da Audiência Pública da dragagem de manutenção da Hidrovia da CMPC Celulose Riograndense.
CASE CMPC CELULOSE RIOGRANDENSE
Plano de recuperação de áreas degradadas
Elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas de uma área para uso como bota-fora de uma obra de infraestrutura em Guaíba, RS.
CASE CONSTRUTORA JL
Licenciamento ambiental
Elaboração dos estudos ambientais necessários para solicitação de renovação de Licença de Instalação do Complexo Cultural Fecomércio junto a Secretaria de Meio Ambiente de Porto Alegre.
CASE CORSAN
Assessoria ambiental
Assessoria ambiental sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário do Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul.
CASE MIRAR CONTABILIDADE
Due dilligence
Elaboração de Duo Dilligence ambiental por meio de análise documental pertinente à Licença de Operação (LO) Nº 016634/2016 expedida pela SMAM Porto Alegre ao empreendimento Azevedo e Bento Comércio e Indústria.
CASE GEFCO
Assessoria ambiental
Realização de assessoria ambiental dos empreendimentos da GEFCO Logística no Brasil, visando o licenciamento ambiental das suas novas instalações em Guaíba, Rio Grande e São Borja, abrangendo preenchimento de requerimentos, realização de reuniões, sondagens, supervisões ambientais, emissão de laudos e pareceres, bem como de estudos ambientais direcionados à fauna, flora, meio físico, arqueológico e socioeconômico.
CASE QUEIROZ GALVÃO
Execução de programas de monitoramento de fauna
Execução do Programa de Monitoramento da Fauna de Vertebrados e Bioindicadores e do Programa de Resgate e Afugentamento da Fauna durante a instalação da Nova Ponte do Guaíba.
CASE QUEIROZ GALVÃO
Licenciamento de célula de encapsulamento
Elaboração dos estudos ambientais necessários para o licenciamento ambiental de uma célula de Encapsulamento de Resíduos Sólidos oriundos da demolição de unidades residenciais durante as desapropriações e reassentamentos necessárias à instalação da Nova Ponte do Guaíba, RS.
CASE QUEIROZ GALVÃO
Descomissionamento de canteiro de obras
Elaboração de estudos ambientais necessários atendimento às condicionantes de LO para o descomissionamento de um canteiro de obras utilizado pela Queiroz Galvão durante a construção da Nova Ponte do Guaíba, bem como da Rodovia do Parque.
CASE QUEIROZ GALVÃO
Autorização de pesquisa mineral
Elaboração de documentos necessários e tramitação de processos junto ao DNPM visando solicitações de pesquisa mineral.
CASE QUEIROZ GALVÃO
Assessoria ambiental estratégica
Estudo e assessoria estratégica sobre encaminhamento de processo de uma pedreira em Paranaguá, Paraná, junto ao DNPM e ao Órgão Ambiental.
CASE QUEIROZ GALVÃO
Plano de recuperação de áreas degradadas
Elaboração do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas de uma área utilizada como empréstimo durante a duplicação da BR101 em Içara, SC.
CASE NSF-BIOENSAIOS
Gestão e elaboração de relatórios de monitoramento ambiental integrado
Execução de monitoramentos ambientais requeridos pela LO de uma Refinaria de Petróleo em Madre de Deus na Bahia, enfocando no gerenciamento e elaboração de relatórios e base de dados em compartimentos diversos, tais como: rios, infralitoral, mediolitoral e manguezais.
CASE SANTA CRUZ DISTRIBUIDORA
Licenciamento ambiental
Elaboração de Laudo geológico, Laudo quali-quantitativo da cobertura vegetal e Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de três empresas do setor farmacêutico em Cachoeirinha, RS, visando a solicitação de licenciamento ambiental junto à Secretaria de Meio Ambiente do município.
CASE TABACUM
Licenciamento ambiental, solicitação de outorga e projeto de proteção de taludes
Elaboração de estudos ambientais necessários para a solicitação de Licença de Instalação de Ampliação de uma fumageira em Venâncio Aires, RS, e assessoria para tramitação do processo junto à FEPAM.
Elaboração de estudos ambientais necessários para a solicitação de atualização da Licença de Operação de uma fumageira em Venâncio Aires, RS, e assessoria para tramitação do processo junto à FEPAM.
Elaboração de estudos e produção de documentação para a solicitação de dispensa de outorga e do alvará de regularização para açudes em área inserida em uma fumageira no município de Venâncio Aires, RS.
Elaboração de Projeto de Proteção de Taludes visando garantir a estabilidade dos taludes de um açude no interior na gleba de uma fumageira em Venâncio Aires, RS.
CASE CATAVENTO
Monitoramentos ambientais
Realização de coletas para monitoramento da água superficial no entorno do TECON, em Rio Grande, com elaboração de relatórios.
Execução e instalação de seis (06) poços de monitoramento considerando as normas da ABNT NBR 13895/97, ABNT NBR 15495-1/2007 e ABNT NBR 15495-2/2008 em locais pré-estabelecidos, coleta, análise e elaboração de relatório técnico de monitoramento de água subterrânea.
Realização de coletas para monitoramento da efluente da caixa separadora de água e óleo no entorno do TECON, em Rio Grande, com elaboração de relatórios.
CASE TONIOLO BUSNELLO
Plano de gerenciamento dos resíduos da construção civil
Execução do Programa de Monitoramento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRCC) durante a construção civil de uma via urbana em Porto Alegre/RS.
CASE DASPETT, PANIFÍCIO PARTENON, SYPPLY E GEFCO
Elaboração de estudo hidrológico
Execução de estudo hidrológico dos lançamentos de efluentes pluviais no Arroio do Conde, situado ao norte do município de Guaíba.